Performatizações da linguagem para queer(cuir)izar as masculinidades no voleibol
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16141Resumen
Este artigo busca discutir enunciações subversivas proferidas por jovens atletas de voleibol, que se identificavam como homens cisgêneros homossexuais e bissexuais, e os seus efeitos performativos no contexto esportivo pesquisado. Como referencial teórico mobilizei os estudos queer/cuir em textos de Judith Butler, Paul Preciado, Eve Sedgwick, entre outros, além do pensamento da desconstrução de Jacques Derrida. Os caminhos metodológicos também foram conduzidos pela perspectiva queer/cuir, por meio de observações participantes, conversas informais e entrevista narrativa. Entre os resultados, as enunciações performatizadas pelos jovens atletas desestabilizaram a identificação unívoca da masculinidade normalizadora naquele espaço, visibilizando, ainda que dentro de um contexto restrito, possibilidades alternativas de performatizações das masculinidades em um contexto esportivo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Diversidade e Educação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os trabalhos publicados na Revista Diversidade e Educação são disponibilizados em acesso aberto e de forma gratuita ao público.
Ao submeter e publicar seus manuscritos neste periódico, os autores permanecem detentores dos direitos autorais sobre suas obras e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os textos publicados ficam licenciados sob a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), que autoriza o compartilhamento, a distribuição, a reprodução e a adaptação do conteúdo em qualquer meio ou formato, desde que seja atribuído o devido crédito à autoria e à publicação inicial nesta revista.
Os autores também poderão firmar, de maneira independente, outros acordos para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho, incluindo sua disponibilização em repositórios institucionais, páginas pessoais ou outros meios de divulgação acadêmica, desde que seja mencionada a autoria e a publicação original neste periódico.




