“TÁ DE CHICO?”
ESTIGMAS DA MENSTRUAÇÃO NA MÍDIA E NO TERRITÓRIO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.16050Resumen
Esta pesquisa aborda os estigmas que envolvem a menstruação na mídia e na escola. Problematiza narrativas discriminatórias que permeiam discursos destes territórios, que reforçam e/ou rompem com cristalizações moldadas por relações colonialistas, evidenciando as intersecções de opressões no que tange às cristalizações misóginas a respeito da menstruação. O caminho metodológico para dialogar a respeito da temática proposta foi construído a partir de revisão bibliográfica e teórica, seguida de Bricolagem, cujos materiais midiáticos (posts de redes sociais, revistas, sites, documentários, entre outros) foram categorizados com inspiração no método de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Numa segunda etapa, parte do referencial foi tema de quatro encontros formativos com o corpo docente das séries finais de uma escola pública. O material que emergiu dos encontros foi organizado e analisado a fim de elucidar acerca das diferentes compreensões sobre os estigmas que envolvem a menstruação.
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