A POLÍTICA ESTADUAL DE PROMOÇÃO DA EQUIDADE EM SAÚDE COMO PROPOSIÇÃO DE RESISTÊNCIA AO EXÍLIO DA DIVERSIDADE

Autores/as

  • Guilherme de Souza Müller UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15446

Resumen

Este ensaio retrata o percurso de construção da primeira Política Estadual de Promoção da Equidade em Saúde do país, publicada pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul em 2020, trazendo para o cenário os elementos da sua constituição, os primeiros resultados e as perspectivas para sua implementação ao longo dos próximos anos. A política reúne um conjunto de populações específicas, dentre elas a população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (LGBT), povos indígenas, população em situação de rua, população negra, povos ciganos, população privada de liberdade, egressos do sistema prisional, população de migrantes, refugiados e apátridas e população do campo, da floresta e das águas. Como desafios colocados para essa política pública está a de acolher a interseccionalidade e a de recriar diferentes modos de intervenção a partir da constante movimentação da vida e da diversidade.

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Biografía del autor/a

Guilherme de Souza Müller, UFRGS

Sanitarista, mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorando em Educação, no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU-UFRGS). Bacharel em Saúde Coletiva pela UFRGS. Especialista em Saúde Coletiva e Educação na Saúde pela UFRGS, formação em serviço junto ao Departamento de Atenção Básica (DAB) - Ministério da Saúde (MS). É servidor público na função de Analista de Políticas e Sistemas de Saúde na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.

Publicado

2024-01-25

Cómo citar

de Souza Müller, G. (2024). A POLÍTICA ESTADUAL DE PROMOÇÃO DA EQUIDADE EM SAÚDE COMO PROPOSIÇÃO DE RESISTÊNCIA AO EXÍLIO DA DIVERSIDADE. Diversidade E Educação, 11(1), 609–631. https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15446

Número

Sección

Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias