MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO NACIONAL ACERCA DO BULLYING HOMOFÓBICO NA ESCOLA

Autores/as

  • William Roslindo Paranhos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elizabeth Fernandes de Macedo Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15420

Resumen

O presente artigo tem por objetivo apresentar um panorama da produção acadêmica na pós-graduação brasileira acerca do bullying homofóbico nas escolas. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática da literatura, sendo pesquisadas as dissertações e teses do Catálogo de Teses e Periódicos CAPES, entre os anos de 2017 e 2022. Foram identificadas 13 produções que se relacionam com o escopo desta pesquisa. Como resultados, observa-se uma ínfima produção que relaciona a homofobia com o campo da educação infantil, assim como estudos que ampliem o debate em torno do bullying por uma óptica interseccional. Merecem destaque a falta de apoio das gestões educacionais, a escassez de políticas públicas específicas e o avanço do conservadorismo nacional. O principal aspecto constatado se relaciona com a sugestão de que se estabeleçam parcerias entre escola, família e movimentos sociais, a fim de que sejam criadas redes de apoio e de compartilhamento de conhecimentos relativos ao tema.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

William Roslindo Paranhos, Universidade Federal de Santa Catarina

Pessoa não-binária, também conhecida como Will Paranhos. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na linha de pesquisa Currículo: sujeitos, conhecimento e cultura. Mestra em Engenharia e Gestão do Conhecimento (aprovada com Louvor) pelo PPGEGC da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tendo dissertação premiada no KMBrasil 2021, promovido pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Coautora do livro: "DIVERSIDADES: O BÊ-Á-BÁ PARA A COMPREENSÃO DAS DIFERENÇAS", prefaciado pela Prof.ª Dra. Berenice Bento (UNB). Atualmente é pesquisadora do Grupo Afrodite - Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sexualidades (UFSC/CNPq) e técnica pesquisadora em ciências da educação no Grupo de pesquisa EDUSEX - Formação de educadores e educação sexual (UDESC/CNPq). Possui especialização em Estudos de Gênero e Diversidade na Escola (UFSC) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho (UFPI). Professora convidada das disciplinas: Tópicos Especiais: Diversidades nas Organizações e suas Práticas de Gestão; e Tópicos Especiais: Gestão de Pessoas e Programas de Diversidades, vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC. Professora conteudista da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), do Centro Universitário FMU e do Sistema Positivo, além da Laureate International Universities, onde também atua como parecerista e produtora de planos de ensino para pós-graduação. Consultora, palestrante e (desin)formadora para organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Atuou em municípios catarinenses com formação continuada para mais de 1000 docentes da rede pública na área de diversidade e sexualidades na escola (ensino infantil ao médio). Possui experiência nas áreas de: estudos subalternizados; estudos da diferença; estudos de gêneros e sexualidades; pós-estruturalismo; complexidade; pedagogia da experiência; interseccionalidade; subjetividades, diferenças e diversidade em escolas e organizações; organizações e instituições de ensino saudáveis; formação docente; alfabetização e letramento. É autora de capítulos de livros e artigos em anais de eventos e periódicos nacionais e internacionais.

Publicado

2024-01-25

Cómo citar

Roslindo Paranhos, W., & Fernandes de Macedo, E. (2024). MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO NA PÓS-GRADUAÇÃO NACIONAL ACERCA DO BULLYING HOMOFÓBICO NA ESCOLA . Diversidade E Educação, 11(1), 69–98. https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15420

Número

Sección

Dossiê: Violências e resistências na saúde, educação e mídias