UM MERGULHO NAS POÉTICAS DAS INFÂNCIAS

PERCURSOS E PERCALÇOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA COM CRIANÇAS

Autores/as

  • Breno Alvarenga Almeida Universidade Federal de Lavras
  • Fábio Pinto Gonçalves dos Reis Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v9iEspecial.12683

Resumen

Investigar se as experiências estéticas permitem a problematização de questões relacionadas à produção das identidades e das diferenças no contexto da Educação Infantil exigiu um mergulho em referenciais pós-estruturalistas, nas pedagogias e sociologia das infâncias para problematizar os dizeres de crianças a partir do seu contato com as artes. Realizar pesquisas envolvendo essa faixa etária, é fazê-las com as crianças e não sobre elas, razão pela qual inúmeros desafios são colocados nas interações do/a pesquisador/a com o campo. Emergiram desse processo questionamentos fundamentais para o desenvolvimento da pesquisa: como deixar de ser um corpo estranho naquele espaço? Como proporcionar espaços-tempos em que as crianças tenham vez e voz? Como fazer esse exercício de escuta? Assim, conclui-se que urge a necessidade de um olhar político no campo das metodologias de pesquisas com crianças, visto a urgência de conhecer as culturas das infâncias a partir das suas múltiplas linguagens.

PALAVRAS-CHAVE: Infância. Pesquisa. Crianças.   

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2024-01-25

Cómo citar

ALVARENGA ALMEIDA, Breno; PINTO GONÇALVES DOS REIS, Fábio. UM MERGULHO NAS POÉTICAS DAS INFÂNCIAS: PERCURSOS E PERCALÇOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA COM CRIANÇAS. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 651–678, 2024. DOI: 10.14295/de.v9iEspecial.12683. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/12683. Acesso em: 5 dic. 2025.