AS (IM)POSSIBILIDADES DO TRABALHO COM DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL NA ESCOLA APÓS UM CURSO DE FORMAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11436

Resumen

Nossa pesquisa norteou-se pela seguinte indagação: Como docentes lidam com as questões de diversidade de gênero e sexual na escola, após terem participado de um curso de formação envolto nessas temáticas? Nós nos enveredamos pelas perspectivas pós-críticas, pós-estruturalistas e nos estudos foucaultianos e, assim, entrevistamos sete professoras(es) que, participaram de um curso de formação sobre diversidade de gênero e sexual oferecido por uma universidade estadual no interior baiano, e estavam atuando na educação básica, nas condições de docentes, coordenação pedagógica ou direção escolar. Apesar de tempos de neoconservadorismo e fundamentalismos, algumas docentes retiraram as travas e se arriscaram a dialogar sobre diversidade de gênero e sexual na escola, mesmo enfrentando empecilhos, outras(os) foram surpreendidas(os) com os atravessamentos dessas temáticas em algum momento na escola e, nem sempre, atuaram como desejavam e houve quem também ainda não foi afetada pelas discussões e optou por não enfrentá-las na escola.

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Biografía del autor/a

Beatriz Rodrigues Lino dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Pedagogia - UESB/Campus Jequié.
Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Gênero e Sexualidades.
Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Relações Étnicas: saberes e práticas dos Legados Africanos, indígenas e quilombolas, ambos da UESB/Campus Jequié.
Membro da ONG LGBTSOL.
Mestra pelo Programa de Pós-graduação stricto sensu Educação Científica e Formação de Professores - PPG-ECFP.
Professora da Educação Básica - Município de Eunápolis 
Lattes: http://lattes.cnpq.br/0234954176148873

Marcos Lopes de Souza

Professor Titular do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

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Publicado

2020-08-16

Cómo citar

Santos, B. R. L. dos, & Lopes de Souza, M. (2020). AS (IM)POSSIBILIDADES DO TRABALHO COM DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL NA ESCOLA APÓS UM CURSO DE FORMAÇÃO. Diversidade E Educação, 8(1), 162–189. https://doi.org/10.14295/de.v8i1.11436

Número

Sección

Dossiê: Gênero, sexualidade e trabalho docente