Construção de novos olhares a partir do cinema: encenando novas educações, sexualidade e des-gêneros
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v5i1.7385Resumo
Este ensaio objetiva pensar a sexualidade a partir do cinema, em especial, os filmes Elvis e Madona e Uma Nova Amiga, subvertendo a ideia de gênero e identidade estabelecidas socialmente: homem/mulher, gay/lésbica... Refletindo, ainda, sobre as produções imagéticas de pensamentos e práticas ativadoras de modos de afetação das imagens, dos filmes supracitados suscitando novas possibilidades de pensar o ser humano, corpo e cinema. Convidando-(n/os) a perguntar: o que pode o cinema como artefato para pensar a sexualidade na educação e no deslocamento dos gêneros? Para tanto, serão trazidos e problematizados, além dos filmes, pequenas frases e fragmentos de textos produzidos por três professorxs de Ciências Biológicas e umx alunx do ensino médio, que tiveram o encontro com essas obras cinematográficas e fizeram uma relação com a sexualidade e a escola. Traremos os teóricos Gilles Deleuze e Félix Guattari, bem como Alain Bergala e Jean-Luc-Godard como uma caixa de ferramentas para possibilitar novas maneiras de ver e pensar a sexualidade com o cinema. Serão intercessores para uma configuração do pensamento por desterritorializações, deslocamentos.
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