DIAGNÓSTICO DE ASSÉDIOS SOFRIDOS POR MULHERES ÁRBITRAS NO FUTSAL

OCORRÊNCIAS EM QUADRAS GAÚCHAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19599

Abstract

A arbitragem no Futsal, ainda é marcada por questões culturais de gênero. Esta pesquisa analisou as percepções de mulheres árbitras acerca da ocorrência das manifestações de assédio, durante sua atividade laboral. O estudo centra-se nos campos dos Estudos Culturais de Gênero. Realizou-se um questionário via Google Forms com 22 árbitras e recorreu-se à análise estatística descritiva para ler os dados produzidos. Os resultados apontam para limitação de acesso e tipologia de assédios multifatoriais, denotando a existência dos mesmos não somente em quadra, mas no contexto geral dos jogos. Percebeu-se o quanto as colaboradoras, ainda sofrem diferentes formas de assédio e essas situações influenciam na tomada de decisão.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rodrigo Lemos Soares, Programa de Pós-Graduação em Ensino - Universidade Federal do Pampa/ Licenciatura em Educação Física

Professor de Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG); Mestre em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde em ampla parceria entre FURG - UFRGS - UFSM, do Instituto de Educação, na linha de pesquisa: Educação científica: implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos; Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande, no programa de Pós-Graduação em História (PPGH - FURG) do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI), na linha de pesquisa Campos e linguagens da História; Especialista em Educação Física Escolar pela Pós-Graduação em Educação Física escolar do Instituto de Educação - FURG; Discente de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE - UFPEL), na linha de pesquisa Cultura Escrita, Linguagem e Aprendizagem e do curso de graduação em Dança - licenciatura (UFPEL); Pesquisador Grupo Interdisciplinar de Pesquisa: Narrativas, Arte, Linguagem e Subjetividade (GIPNALS), do Observatório de Políticas Públicas da Cultura Corporal (OCUCO - FURG) e também, do grupo de pesquisas Sexualidade e Escola (GESE - FURG). Tem experiência na área de Educação Física escolar e não escolar; Danças clássicas, modernas étnico e folclóricas; Ginástica Artística e Rítmica, Recreação e Lazer, na Educação Popular em cursos Pré-ENEM no componente curricular de Sociologia (voluntário) e em Tutoria presencial e a distância. Professor substituto lotado no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande ministrando aulas nos cursos de Educação Física - Licenciatura e Pedagogia, bem como, práticas desportivas a todos os cursos desta instituição. 

Kauana Cardoso Sanguine, Universidade Federal do Pampa/ Licenciatura em Educação Física

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), campus Uruguaiana/RS. Árbitra de futsal da Liga Gaúcha.

Published

2025-12-13

How to Cite

LEMOS SOARES, Rodrigo; CARDOSO SANGUINE, Kauana. DIAGNÓSTICO DE ASSÉDIOS SOFRIDOS POR MULHERES ÁRBITRAS NO FUTSAL: OCORRÊNCIAS EM QUADRAS GAÚCHAS. Diversity and Education, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 2418–2435, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.19599. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19599. Acesso em: 15 dec. 2025.