DIAGNÓSTICO DE ASSÉDIOS SOFRIDOS POR MULHERES ÁRBITRAS NO FUTSAL
OCORRÊNCIAS EM QUADRAS GAÚCHAS
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.19599Resumen
A arbitragem no Futsal, ainda é marcada por questões culturais de gênero. Esta pesquisa analisou as percepções de mulheres árbitras acerca da ocorrência das manifestações de assédio, durante sua atividade laboral. O estudo centra-se nos campos dos Estudos Culturais de Gênero. Realizou-se um questionário via Google Forms com 22 árbitras e recorreu-se à análise estatística descritiva para ler os dados produzidos. Os resultados apontam para limitação de acesso e tipologia de assédios multifatoriais, denotando a existência dos mesmos não somente em quadra, mas no contexto geral dos jogos. Percebeu-se o quanto as colaboradoras, ainda sofrem diferentes formas de assédio e essas situações influenciam na tomada de decisão.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Diversidad y Educatión

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




