GRUPO DE APOIO PSICOSSOCIAL A JOVENS LGBTQIA+
A PRODUÇÃO DE ESPAÇOS COLETIVOS COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS CISHETERONORMATIVAS EM UMA ESCOLA DA PERIFERIA DE FORTALEZA(CE)
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19184Abstract
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a experiência de criação de um grupo de apoio psicossocial a jovens LGBTQIA+ em uma escola pública da periferia de Fortaleza, como aposta na produção de espaços coletivos de cuidado e enfrentamento às violências cisheteronormativas. Trata-se de um desdobramento de uma pesquisa de doutorado, caracterizada como pesquisa inter(in)venção ancorada na Cartografia, que utilizou o dispositivo-grupal como estratégia metodológica. O grupo buscou promover espaços de escuta e afirmação das identidades dissidentes, especialmente em contextos marcados por exclusão social, violência e precariedade. A análise, fundamentada em diários de campo e na perspectiva interseccional, evidencia como os encontros favoreceram a visibilidade de narrativas de opressão e resistência, contribuindo para a produção de novas formas de subjetivação. A experiência reafirma a importância de práticas institucionais que acolham as múltiplas expressões juvenis dissidentes em territórios periféricos atravessados por desigualdades e dispositivos normativos de silenciamento.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




