GRUPO DE APOIO PSICOSSOCIAL A JOVENS LGBTQIA+

A PRODUÇÃO DE ESPAÇOS COLETIVOS COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS CISHETERONORMATIVAS EM UMA ESCOLA DA PERIFERIA DE FORTALEZA(CE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19184

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a experiência de criação de um grupo de apoio psicossocial a jovens LGBTQIA+ em uma escola pública da periferia de Fortaleza, como aposta na produção de espaços coletivos de cuidado e enfrentamento às violências cisheteronormativas. Trata-se de um desdobramento de uma pesquisa de doutorado, caracterizada como pesquisa inter(in)venção ancorada na Cartografia, que utilizou o dispositivo-grupal como estratégia metodológica. O grupo buscou promover espaços de escuta e afirmação das identidades dissidentes, especialmente em contextos marcados por exclusão social, violência e precariedade. A análise, fundamentada em diários de campo e na perspectiva interseccional, evidencia como os encontros favoreceram a visibilidade de narrativas de opressão e resistência, contribuindo para a produção de novas formas de subjetivação. A experiência reafirma a importância de práticas institucionais que acolham as múltiplas expressões juvenis dissidentes em territórios periféricos atravessados por desigualdades e dispositivos normativos de silenciamento.

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Biografia do Autor

Laisa Forte Cavalcante, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga, Mestra e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES) e membro conselheira suplente do Conselho Estadual de Combate a Discriminação LGBT+ (CECD/LGBT+).

João Paulo Pereira Barros, Universidade Federal do Ceará

Docente efetivo do Departamento de Psicologia e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Coordenador Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES).

Natália Matos de Souza, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga, Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação (VIESES). Membro do Programa de Pesquisa, Ensino e Extensão PASÁRGADA: Promoção de Arte, Saúde e Garantia de Direitos.

Lívia Lima Gurgel, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga, Mestra em Psicologia Social pela UERJ. Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação - VIESES/UFC.

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Publicado

16-08-2025

Como Citar

FORTE CAVALCANTE, Laisa; PEREIRA BARROS, João Paulo; MATOS DE SOUZA, Natália; LIMA GURGEL, Lívia. GRUPO DE APOIO PSICOSSOCIAL A JOVENS LGBTQIA+: A PRODUÇÃO DE ESPAÇOS COLETIVOS COMO ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO ÀS VIOLÊNCIAS CISHETERONORMATIVAS EM UMA ESCOLA DA PERIFERIA DE FORTALEZA(CE). Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 311–331, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19184. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19184. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários