FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

ANÁLISE DA DISCIPLINA "GÊNERO, RAÇA/ETNIA E POLÍTICA SOCIAL" EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19149

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar a inserção do componente curricular que aborda as relações sociais de classe, raça/etnia, sexualidade na graduação em Serviço Social, discutindo a implementação da disciplina “Gênero, Raça/Etnia e Política Social” na UnB, evidenciando sua relevância na formação crítica dos/das futuros/as assistentes sociais, conforme estabelecido pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Foi realizada análise documental dos Planos de Ensino da disciplina dos anos de 2017, 2018, 2019, 2022 e 2024, sendo empregada a técnica de “nuvem de palavras” para identificar os conteúdos temáticos e o referencial teórico utilizados. A disciplina se alinha ao projeto ético-político do Serviço Social, constituindo-se como espaço de resistência ao conservadorismo e de afirmação da função social transformadora da universidade. Sua linguagem combativa e seu compromisso com a desnaturalização das opressões apontam para uma universidade que resiste ao conservadorismo e reafirma sua função social transformadora. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Dyana Helena Souza, Universidade de Brasília

Doutoranda em Política Social (PPGPS-UnB); Mestre em Saúde Coletiva (PPGSC-UnB, 2020). Integrante do Grupo de Pesquisa Promoção da Equidade e Saúde (PPGSC- FS/UnB) e do Núcleo de Análise e Avaliação de Políticas Públicas (NAAPP- PPGPS). Analista de Gestão Governamental, Assistente Social, servidora pública na Universidade Estadual de Goiás (UEG), desde setembro de 2024. Foi bolsista pela Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX) no Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC). Na Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas Idosas (SNDPI/MDHC) atuou no desenvolvimento de pesquisas relacionadas aos direitos humanos na perspectiva do envelhecimento com vistas ao aperfeiçoamento da governança das políticas e programas.

Carolina Alves Leite, Universidade de Brasília

Doutoranda em Política Social pela Universidade de Brasília - UnB; Mestre em Sociologia na Linha de Pesquisa Gênero e Geração pela Universidade Federal do Piauí (2015-2017) e bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal do Piauí (2009-2013). Tem experiência como Docente do curso de Graduação em Serviço Social da Faculdade do Médio Parnaíba em Teresina-PI, onde ministrou as disciplinas: Oficina de Formação em Serviço Social II; Administração em Serviço Social; Processo de trabalho do Serviço Social III, Pesquisa Social II e Estágio supervisionado (2015-2016). Tem experiência como Assistente Social no Hospital Municipal Senador Dirceu Mendes Arcoverde em Água Branca-PI, atuando na saúde pública e atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), também foi coordenadora do Núcleo Interno de Regulação - NIR, integrante do Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar - NAQH e vice-presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA (2013-2015). Atualmente tem se aprofundado nas temáticas: Gênero, Feminismos, Marxismos, Maternidade, Família, Movimentos Sociais, LGBTQI+, Identidade, Reprodução Social e Divisão Sexual do Trabalho.

Lucélia Luiz Pereira, Universidade de Brasília

Docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Ciências da Saúde e Mestre em Política Social pela Universidade de Brasília. Coordena o Grupo - Núcleo de Análise e Avaliação de Políticas Públicas (NAAPP). Tem experiência na área de Avaliação e Monitoramento de Políticas Sociais, Saúde, Saúde quilombola, Gênero e Raça. Coordenadora Regional - Centro-Oeste do GT Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO)

Stephany Cecília Rocha Damasceno, Universidade de Brasília

Mestra e Doutoranda em Política Social pela Universidade de Brasília. Assistente Social inscrita na 8ª Região sob o nº 6149, formada pela Universidade de Brasília (2019). Assessora do Gabinete Ministerial no Ministério da Saúde. Tem experiência na área de Política Social, Fundo Público, Direitos Humanos, Saúde Pública, Saúde Mental e Saúde da População Negra.

Published

2025-08-16

How to Cite

SOUZA, Dyana Helena; ALVES LEITE, Carolina; LUIZ PEREIRA, Lucélia; ROCHA DAMASCENO, Stephany Cecília. FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL: ANÁLISE DA DISCIPLINA "GÊNERO, RAÇA/ETNIA E POLÍTICA SOCIAL" EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL. Diversity and Education, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 609–626, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19149. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19149. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários