FORMAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
ANÁLISE DA DISCIPLINA "GÊNERO, RAÇA/ETNIA E POLÍTICA SOCIAL" EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19149Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a inserção do componente curricular que aborda as relações sociais de classe, raça/etnia, sexualidade na graduação em Serviço Social, discutindo a implementação da disciplina “Gênero, Raça/Etnia e Política Social” na UnB, evidenciando sua relevância na formação crítica dos/das futuros/as assistentes sociais, conforme estabelecido pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Foi realizada análise documental dos Planos de Ensino da disciplina dos anos de 2017, 2018, 2019, 2022 e 2024, sendo empregada a técnica de “nuvem de palavras” para identificar os conteúdos temáticos e o referencial teórico utilizados. A disciplina se alinha ao projeto ético-político do Serviço Social, constituindo-se como espaço de resistência ao conservadorismo e de afirmação da função social transformadora da universidade. Sua linguagem combativa e seu compromisso com a desnaturalização das opressões apontam para uma universidade que resiste ao conservadorismo e reafirma sua função social transformadora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




