TRANSGREDINDO O ENSINO

DISCUSSÕES SOBRE O PROCESSO EDUCATIVO A PARTIR DE BELL HOOKS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19073

Abstract

bell hooks nos ensina sobre a importância de considerarmos a raça, gênero, classe social e outros marcadores sociais no processo educativo. A autora tem três livros dedicados a discutir a educação como prática de liberdade, considerando as intersecções entre os diversos marcadores sociais. A ação descrita teve como objetivo debater as ideias de bell hooks com um grupo de mulheres. A atividade foi realizada como curso de extensão e consistiu em dez encontros semanais de 2h. Teve como referencial teórico-metodológico a pedagogia engajada. Assim, durante o curso priorizou-se a integração do grupo partindo da experiência das alunas para discutir as obras. O debate dos livros também serviu para discussão de temas contemporâneos como: política de cancelamento, eleição de Trump, bem como interlocução com outras autoras do feminismo negro. Ademais, o maior resultado da atividade foi o acolhimento de um relato de situação de violência sexual sofrida por uma integrante.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Carolina Cerqueira Medrado, UnB

Doutora em Psicologia pela Univerisadade Federal da Bahia. Pesquisadora de Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Univeridade de Brasília.

Virgínia da Silva Corrêa, Fiocruz Brasília

Mestre em Políticas Públicas em Saúde, pela Fiocruz Brasília. Pesquisadora Bolsista do Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho, da Fiocruz Brasília.

Published

2025-08-16

How to Cite

CERQUEIRA MEDRADO, Ana Carolina; DA SILVA CORRÊA, Virgínia. TRANSGREDINDO O ENSINO: DISCUSSÕES SOBRE O PROCESSO EDUCATIVO A PARTIR DE BELL HOOKS. Diversity and Education, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 460–483, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19073. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19073. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários