TRANSGREDINDO O ENSINO
DISCUSSÕES SOBRE O PROCESSO EDUCATIVO A PARTIR DE BELL HOOKS
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19073Resumen
bell hooks nos ensina sobre a importância de considerarmos a raça, gênero, classe social e outros marcadores sociais no processo educativo. A autora tem três livros dedicados a discutir a educação como prática de liberdade, considerando as intersecções entre os diversos marcadores sociais. A ação descrita teve como objetivo debater as ideias de bell hooks com um grupo de mulheres. A atividade foi realizada como curso de extensão e consistiu em dez encontros semanais de 2h. Teve como referencial teórico-metodológico a pedagogia engajada. Assim, durante o curso priorizou-se a integração do grupo partindo da experiência das alunas para discutir as obras. O debate dos livros também serviu para discussão de temas contemporâneos como: política de cancelamento, eleição de Trump, bem como interlocução com outras autoras do feminismo negro. Ademais, o maior resultado da atividade foi o acolhimento de um relato de situação de violência sexual sofrida por uma integrante.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Diversidade e Educação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




