TRANSGREDINDO O ENSINO

DISCUSSÕES SOBRE O PROCESSO EDUCATIVO A PARTIR DE BELL HOOKS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19073

Resumen

bell hooks nos ensina sobre a importância de considerarmos a raça, gênero, classe social e outros marcadores sociais no processo educativo. A autora tem três livros dedicados a discutir a educação como prática de liberdade, considerando as intersecções entre os diversos marcadores sociais. A ação descrita teve como objetivo debater as ideias de bell hooks com um grupo de mulheres. A atividade foi realizada como curso de extensão e consistiu em dez encontros semanais de 2h. Teve como referencial teórico-metodológico a pedagogia engajada. Assim, durante o curso priorizou-se a integração do grupo partindo da experiência das alunas para discutir as obras. O debate dos livros também serviu para discussão de temas contemporâneos como: política de cancelamento, eleição de Trump, bem como interlocução com outras autoras do feminismo negro. Ademais, o maior resultado da atividade foi o acolhimento de um relato de situação de violência sexual sofrida por uma integrante.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Carolina Cerqueira Medrado, UnB

Doutora em Psicologia pela Univerisadade Federal da Bahia. Pesquisadora de Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Univeridade de Brasília.

Virgínia da Silva Corrêa, Fiocruz Brasília

Mestre em Políticas Públicas em Saúde, pela Fiocruz Brasília. Pesquisadora Bolsista do Programa de Promoção da Saúde, Ambiente e Trabalho, da Fiocruz Brasília.

Publicado

2025-08-16

Cómo citar

CERQUEIRA MEDRADO, Ana Carolina; DA SILVA CORRÊA, Virgínia. TRANSGREDINDO O ENSINO: DISCUSSÕES SOBRE O PROCESSO EDUCATIVO A PARTIR DE BELL HOOKS. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 460–483, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19073. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19073. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários