GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA
COMO RESISTIR E ACOLHER
DOI:
https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19026Abstract
Nos últimos anos, retrocessos políticos fomentaram o discurso antigênero na educação. Entretanto, conquistas históricas permanecem e torna-se urgente destacar práticas pedagógicas de resistência comprometidas com uma instituição escolar mais diversa e acolhedora quanto às questões de gênero e sexualidade. Assim, o presente artigo expõe resultados de pesquisa sobre a inserção da temática de gênero e sexualidade em uma escola pública estadual do município de São Paulo. A investigação desenvolveu-se por meio de observação participante, entrevistas semiestruturadas com docentes e rodas de conversa com estudantes. Para este artigo prioriza-se a análise de uma disciplina eletiva oferecida para estudantes do Ensino Médio. Argumenta-se que a consistência e longa duração de um trabalho pedagógico estruturado voltado para a problematização das desigualdades de gênero na escola resulta na valorização das diferenças em sala de aula e no acolhimento de estudantes e docentes que fogem das normas de gênero.
PALAVRAS-CHAVE: Gênero. Sexualidade. Escola.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Diversidade e Educação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




