GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA

COMO RESISTIR E ACOLHER

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13i1.19026

Resumen

Nos últimos anos, retrocessos políticos fomentaram o discurso antigênero na educação. Entretanto, conquistas históricas permanecem e torna-se urgente destacar práticas pedagógicas de resistência comprometidas com uma instituição escolar mais diversa e acolhedora quanto às questões de gênero e sexualidade. Assim, o presente artigo expõe resultados de pesquisa sobre a inserção da temática de gênero e sexualidade em uma escola pública estadual do município de São Paulo. A investigação desenvolveu-se por meio de observação participante, entrevistas semiestruturadas com docentes e rodas de conversa com estudantes. Para este artigo prioriza-se a análise de uma disciplina eletiva oferecida para estudantes do Ensino Médio. Argumenta-se que a consistência e longa duração de um trabalho pedagógico estruturado voltado para a problematização das desigualdades de gênero na escola resulta na valorização das diferenças em sala de aula e no acolhimento de estudantes e docentes que fogem das normas de gênero.

PALAVRAS-CHAVE: Gênero. Sexualidade. Escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luana Pires Barbosa, Universidade de São Paulo

Luana Pires Barbosa é graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP) e mestra em Sociologia da Educação pela mesma instituição, sob a orientação da Prof. Dra. Cláudia Pereira Vianna, com ênfase em gênero, juventude e sexualidade.

Cláudia Pereira Vianna, Universidade de São Paulo

CLÁUDIA PEREIRA VIANNA é doutora em Educação e professora associada sênior do Programa de Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutora em Sociologia e Gênero pela Universidad Atónoma de Madrid. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordenadora, com Marília Pinto de Carvalho, do Grupo de Pesquisa e Estudos de Gênero, Educação e Cultura Sexual (EdGES). Desenvolve pesquisas na área de Educação, com ênfase nas políticas públicas de educação sob a ótica das relações de gênero e diversidade sexual.

Publicado

2025-08-16

Cómo citar

PIRES BARBOSA, Luana; PEREIRA VIANNA, Cláudia. GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: COMO RESISTIR E ACOLHER. Diversidad y Educatión, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 206–228, 2025. DOI: 10.63595/de.v13i1.19026. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19026. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê Resistências Criativas: práticas de educação em gênero, sexualidade e raça em tempos reacionários