A GESTÃO ESCOLAR E INTERSECCIONALIDADE
CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.18088Abstract
O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado que investiga a importância da formação da equipe gestora na promoção da educação inclusiva em uma escola municipal no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. A pesquisa destaca a necessidade de abordagens colaborativas e transformadoras na formação dos gestores e propõe uma reflexão sobre o papel da equipe gestora na inclusão escolar. O objetivo é contribuir para a construção de uma escola inclusiva e de qualidade, promovendo transformações no ambiente educacional. O texto também aborda a "dupla desvantagem" enfrentada por mulheres com deficiência, que sofrem tanto capacitismo como discriminação de gênero. Além disso, destaca a importância de políticas públicas e estratégias sociais que reconheçam e abordem essas intersecções para promover uma sociedade mais inclusiva e justa. O movimento negro é mencionado como um agente relevante na educação e na luta contra o racismo e o capacitismo.
PALAVRAS-CHAVE: equipe gestora. gênero e deficiência. inclusão social. interseccionalidade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Diversity and Education

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.




