A GESTÃO ESCOLAR E INTERSECCIONALIDADE

CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/dedu.v13i2.18088

Resumo

O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado que investiga a importância da formação da equipe gestora na promoção da educação inclusiva em uma escola municipal no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. A pesquisa destaca a necessidade de abordagens colaborativas e transformadoras na formação dos gestores e propõe uma reflexão sobre o papel da equipe gestora na inclusão escolar. O objetivo é contribuir para a construção de uma escola inclusiva e de qualidade, promovendo transformações no ambiente educacional. O texto também aborda a "dupla desvantagem" enfrentada por mulheres com deficiência, que sofrem tanto capacitismo como discriminação de gênero. Além disso, destaca a importância de políticas públicas e estratégias sociais que reconheçam e abordem essas intersecções para promover uma sociedade mais inclusiva e justa. O movimento negro é mencionado como um agente relevante na educação e na luta contra o racismo e o capacitismo.

PALAVRAS-CHAVE:  equipe gestora. gênero e deficiência. inclusão social. interseccionalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Fernanda Boaventura Santos, UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

Mestre em educação, graduada em história e pedagogia, com ênfase em educação especial, professora da Sala de Recursos. 

Luciana Magalhães, UNITAU

Professora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté, Unitau, pós-doutoranda em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. luciana.magalhaes@unitau.br

Mércia Oliveira, UNITAU

Professora Convidada do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté - Unitau, Doutora e Mestra em Educação pela PUC-SP. 

Downloads

Publicado

13-12-2025

Como Citar

BOAVENTURA SANTOS, Marta Fernanda; MAGALHÃES, Luciana; DA CUNHA OLIVEIRA, Mércia Aparecida. A GESTÃO ESCOLAR E INTERSECCIONALIDADE: CONSTRUINDO UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA . Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 2331–2352, 2025. DOI: 10.63595/dedu.v13i2.18088. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/18088. Acesso em: 15 dez. 2025.