CARTOGRAFANDO AS JUVENTUDES NA ESCOLA

PERSPECTIVAS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES A PARTIR DAS SÉRIES DE STREAMING

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17113

Abstract

Este artigo apresenta reflexões preliminares  de uma pesquisa em andamento, realizada com alunas/os do terceiro ano do ensino médio, em duas escolas públicas no Rio de Janeiro, com o objetivo de investigar como as discussões de gênero e sexualidade pautadas nas séries de streaming influenciam na a produção das subjetividades juvenis localizadas em territórios periféricos.  Dessa forma, objetiva-se analisar como essas identidades podem ensejar uma (des) construção das narrativas hegemônicas sobre gênero e sexualidade, a partir de suas representações, ao mesmo tempo, refletir também como os/as jovens as percebem, as recepcionam e se apropriam de suas agências na construção de si e as fazem reverberar no cotidiano da escola. Valendo-se da cartografia como método primordial e da conversa como procedimento relevante para a produção das informações, pretende-se constituir um conjunto de reflexões que ajudem a pensar na relevância dos artefatos culturais na produção das subjetividades juvenis contemporâneas.

 

 


Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

André Luiz Bernardo Storino, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC

Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – FEBF/EURJ

Ivan Amaro, Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ

Procientista FAPERJ/UERJ. Professor Associado da UERJ, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense- FEBF, Duque de Caxias-RJ. Professor do PPGECC (Mestrado) em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas. Professor da Graduaçao em Pedagogia da FEBF/UERJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Estágio de Pós-Doutoramento em Educação (2015-2016 - UFF), supervisão de Maria Teresa Esteban. Editor Chefe da Revista Periferia (2020-2022). Doutor em Educação (Unicamp), Mestre em Educação (UnB ), Graduado em Letras (UniCEUB - Centro Universitário de Brasília). Experiência em educação (Ensino Fundamental e Médio - 22 anos na SEEDF). Experiência na área de educação, com ênfase em formação de professores e organização do trabalho pedagógico, planejamento e organização do sistema escolar. Experiência em Educação a Distância. Pesquisas na área de formação de professores, trabalho pedagógico, coordenação pedagógica, gestão da escola, políticas públicas educacionais, práticas pedagógicas na sala de aula, avaliação. Atualmente, dedica-se a pesquisas na área de gênero, sexualidade e educação. As teorias queer e decoloniais são pontos de partida para discutir temáticas emergentes que tratam de diferenças nos espaços escolares, extraescolares e nos currículos. 

Published

2024-08-12

How to Cite

Storino, A. L. B., & Amaro, I. (2024). CARTOGRAFANDO AS JUVENTUDES NA ESCOLA: PERSPECTIVAS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES A PARTIR DAS SÉRIES DE STREAMING. Diversidade E Educação, 12(1), 78–97. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17113

Issue

Section

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner