CARTOGRAFANDO AS JUVENTUDES NA ESCOLA
PERSPECTIVAS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES A PARTIR DAS SÉRIES DE STREAMING
DOI :
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17113Résumé
Este artigo apresenta reflexões preliminares de uma pesquisa em andamento, realizada com alunas/os do terceiro ano do ensino médio, em duas escolas públicas no Rio de Janeiro, com o objetivo de investigar como as discussões de gênero e sexualidade pautadas nas séries de streaming influenciam na a produção das subjetividades juvenis localizadas em territórios periféricos. Dessa forma, objetiva-se analisar como essas identidades podem ensejar uma (des) construção das narrativas hegemônicas sobre gênero e sexualidade, a partir de suas representações, ao mesmo tempo, refletir também como os/as jovens as percebem, as recepcionam e se apropriam de suas agências na construção de si e as fazem reverberar no cotidiano da escola. Valendo-se da cartografia como método primordial e da conversa como procedimento relevante para a produção das informações, pretende-se constituir um conjunto de reflexões que ajudem a pensar na relevância dos artefatos culturais na produção das subjetividades juvenis contemporâneas.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Diversidade e Educação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.