CARTOGRAFANDO AS JUVENTUDES NA ESCOLA

PERSPECTIVAS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES A PARTIR DAS SÉRIES DE STREAMING

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17113

Résumé

Este artigo apresenta reflexões preliminares  de uma pesquisa em andamento, realizada com alunas/os do terceiro ano do ensino médio, em duas escolas públicas no Rio de Janeiro, com o objetivo de investigar como as discussões de gênero e sexualidade pautadas nas séries de streaming influenciam na a produção das subjetividades juvenis localizadas em territórios periféricos.  Dessa forma, objetiva-se analisar como essas identidades podem ensejar uma (des) construção das narrativas hegemônicas sobre gênero e sexualidade, a partir de suas representações, ao mesmo tempo, refletir também como os/as jovens as percebem, as recepcionam e se apropriam de suas agências na construção de si e as fazem reverberar no cotidiano da escola. Valendo-se da cartografia como método primordial e da conversa como procedimento relevante para a produção das informações, pretende-se constituir um conjunto de reflexões que ajudem a pensar na relevância dos artefatos culturais na produção das subjetividades juvenis contemporâneas.

 

 


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Bibliographies de l'auteur-e

André Luiz Bernardo Storino, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC

Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas – FEBF/EURJ

Ivan Amaro, Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ

Procientista FAPERJ/UERJ. Professor Associado da UERJ, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense- FEBF, Duque de Caxias-RJ. Professor do PPGECC (Mestrado) em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas. Professor da Graduaçao em Pedagogia da FEBF/UERJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Estágio de Pós-Doutoramento em Educação (2015-2016 - UFF), supervisão de Maria Teresa Esteban. Editor Chefe da Revista Periferia (2020-2022). Doutor em Educação (Unicamp), Mestre em Educação (UnB ), Graduado em Letras (UniCEUB - Centro Universitário de Brasília). Experiência em educação (Ensino Fundamental e Médio - 22 anos na SEEDF). Experiência na área de educação, com ênfase em formação de professores e organização do trabalho pedagógico, planejamento e organização do sistema escolar. Experiência em Educação a Distância. Pesquisas na área de formação de professores, trabalho pedagógico, coordenação pedagógica, gestão da escola, políticas públicas educacionais, práticas pedagógicas na sala de aula, avaliação. Atualmente, dedica-se a pesquisas na área de gênero, sexualidade e educação. As teorias queer e decoloniais são pontos de partida para discutir temáticas emergentes que tratam de diferenças nos espaços escolares, extraescolares e nos currículos. 

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Publié-e

2024-08-12

Comment citer

Storino, A. L. B., & Amaro, I. (2024). CARTOGRAFANDO AS JUVENTUDES NA ESCOLA: PERSPECTIVAS SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADES A PARTIR DAS SÉRIES DE STREAMING. Diversidade E Educação, 12(1), 78–97. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17113

Numéro

Rubrique

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner