A SEXUALIDADE NA ESCOLA
DISCURSOS VEICULADOS NAS SÉRIES BIG MOUTH E SEX EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17090Abstract
A escola é instituição na qual funcionam variados mecanismos de poder – disciplinares e, também, biopolíticos. Partindo da problematização foucaultiana acerca da sexualidade e, portanto, entendendo que a sociedade em que vivemos faz circular continuamente discursos sobre o sexo, nos afastamos dos discursos políticos neoconservadores que argumentam que a escola não é um lugar onde se fala de sexualidade. A escola profere discursos sobre o sexo e a sexualidade cotidianamente, ao propor práticas curriculares pautadas no gênero e ao disciplinar os corpos dos sujeitos a comportamentos considerados úteis ou aceitáveis. Para além disso, os discursos que circulam na escola se estendem a sociabilização entre os(as) estudantes, que trocam aprendizados e experiências. A partir de metodologia de análise discursiva de inspiração foucautliana, nas séries da Netflix analisadas – Sex Education e Big Mouth – vê-se a circulação de discursividades sobre a sexualidade na escola, que aparece enquanto espaço no qual os(as) jovens são subjetivados e aprendem uns com os outros a respeito do sexo.
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