A SEXUALIDADE NA ESCOLA

DISCURSOS VEICULADOS NAS SÉRIES BIG MOUTH E SEX EDUCATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17090

Resumo

A escola é instituição na qual funcionam variados mecanismos de poder – disciplinares e, também, biopolíticos. Partindo da problematização foucaultiana acerca da sexualidade e, portanto, entendendo que a sociedade em que vivemos faz circular continuamente discursos sobre o sexo, nos afastamos dos discursos políticos neoconservadores que argumentam que a escola não é um lugar onde se fala de sexualidade. A escola profere discursos sobre o sexo e a sexualidade cotidianamente, ao propor práticas curriculares pautadas no gênero e ao disciplinar os corpos dos sujeitos a comportamentos considerados úteis ou aceitáveis. Para além disso, os discursos que circulam na escola se estendem a sociabilização entre os(as) estudantes, que trocam aprendizados e experiências. A partir de metodologia de análise discursiva de inspiração foucautliana, nas séries da Netflix analisadas – Sex Education e Big Mouth – vê-se a circulação de discursividades sobre a sexualidade na escola, que aparece enquanto espaço no qual os(as) jovens são subjetivados e aprendem uns com os outros a respeito do sexo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosiane Orende da Silva, IFsul Pelotas

Mestre em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Campus Pelotas. Graduada em História pela Universidade Federal de Pelotas. Professora da Educação Básica na rede pública de ensino no Município de Pelotas - RS.

Bárbara Hees Garré, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – Pelotas

Professora do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – Pelotas. Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas, Doutora em Educação ambiental para Universidade Federal do Rio Grande. Seus principais eixos de pesquisa são: Educação, Filosofia, Educação Ambiental e Artefatos Midiáticos.

Ana Gabriela da Silva Vieira, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Educação pela mesma instituição. Professora da rede pública de ensino do Município de Pelotas. Membro do Grupo de Pesquisa Políticas dos Corpos, Cotidianos e Currículos.

Downloads

Publicado

12-08-2024

Como Citar

Orende da Silva, R., Hees Garré, B., & da Silva Vieira, A. G. (2024). A SEXUALIDADE NA ESCOLA: DISCURSOS VEICULADOS NAS SÉRIES BIG MOUTH E SEX EDUCATION. Diversidade E Educação, 12(1), 98–116. https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17090

Edição

Seção

Dossiê: Juventudes Contemporâneas – articulações com os Estudos Culturais, Gêner