A SEXUALIDADE NA ESCOLA
DISCURSOS VEICULADOS NAS SÉRIES BIG MOUTH E SEX EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v12i1.17090Resumo
A escola é instituição na qual funcionam variados mecanismos de poder – disciplinares e, também, biopolíticos. Partindo da problematização foucaultiana acerca da sexualidade e, portanto, entendendo que a sociedade em que vivemos faz circular continuamente discursos sobre o sexo, nos afastamos dos discursos políticos neoconservadores que argumentam que a escola não é um lugar onde se fala de sexualidade. A escola profere discursos sobre o sexo e a sexualidade cotidianamente, ao propor práticas curriculares pautadas no gênero e ao disciplinar os corpos dos sujeitos a comportamentos considerados úteis ou aceitáveis. Para além disso, os discursos que circulam na escola se estendem a sociabilização entre os(as) estudantes, que trocam aprendizados e experiências. A partir de metodologia de análise discursiva de inspiração foucautliana, nas séries da Netflix analisadas – Sex Education e Big Mouth – vê-se a circulação de discursividades sobre a sexualidade na escola, que aparece enquanto espaço no qual os(as) jovens são subjetivados e aprendem uns com os outros a respeito do sexo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.