Violência doméstica contra lutadoras
Uma análise das discussões públicas do caso Mackenzie Dern
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16138Abstract
A violência doméstica persiste como um problema complexo, que afeta mulheres de diferentes vivências. No contexto esportivo, atletas enfrentam desafios únicos, atrelados às expectativas sociais sobre seus corpos e performances de gênero. Este estudo investiga os sentidos que circularam socialmente acerca da violência sobre mulheres atletas, com foco nas de modalidades de luta. A partir de uma revisão de literatura centrada nas pesquisas sobre esportes, gênero e violência, metodologicamente, adotamos o estudo de caso para analisar a denúncia de abuso feita pela lutadora Mackenzie Dern.Nosso recorte são as repercussões de quatro postagens no Instagram de perfis jornalísticos, totalizando 1010 comentários postados entre maio e junho de 2023, que foram analisados com métodos de análise de discurso em redes sociais. Os comentários, majoritariamente feitos por homens, indicam uma leitura reducionista da violência doméstica e reforçam a necessidade de aprofundar as discussões que interligam gênero, esporte e violência sobre as mulheres.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.