Uma atividade constrassexual interdisciplinar
Aulas de biologia e educação física como espaços para repensar sexo/gênero
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16121Abstract
Apresentamos neste trabalho a proposta de uma atividade contrassexual, baseada na concepção de um currículo cultural contrassexual como aquele que permite que corpos considerados abjetos sejam reconhecidos como sujeitos e colocados como protagonistas de sua realidade. Elaboramos uma atividade interdisciplinar articulando conhecimentos da biologia e da educação física, pautada por uma questão sociocientífica cujo tema é a inserção de corpos diversos no esporte de alto rendimento. Observamos as interações dos grupos durante a realização da atividade e pudemos perceber que ela gera discussões contrassexuais, pois os grupos reconheceram injustiças às quais alguns corpos estão submetidos e estimulou o desejo de romper com normativas de sexo/gênero ao se pensar as categorias das competições esportivas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.