UMA ANÁLISE DA SÉRIE “FIRST DAY”

PROBLEMATIZANDO GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15350

Abstract

O artigo analisa a série australiana First Day (Primeiro Dia) para discutir o processo de construção da identidade da adolescente partindo das múltiplas identificações que a constitui, trazendo à tona a historicidade da construção dos marcadores de gênero e apresentando os processos identitários enquanto uma construção social. Compreendemos “identidade” e “pertencimento” como conceitos não sólidos ou devidamente definidos e enraizados para toda a vida, mas sim flexíveis e fluidos (TODOROV, 2003). Desta perspectiva, observamos a identidade de gênero como “performativo” (BUTLER, 2003) afirmando que a performatividade não é um “ato” singular, pois é sempre uma reiteração de uma norma ou conjunto de normas. A análise da série nos proporciona a reflexão sobre a vivência de uma jovem trans e os desafios para ser incluída na escola, assim consideramos a transição um fenômeno coletivo e não apenas individual.

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Published

2024-01-25

How to Cite

VALENTIM GOMES DA MOTA , Bruna; SOUZA MENESES, Cleber; FERREIRA DOS REIS, Michel. UMA ANÁLISE DA SÉRIE “FIRST DAY”: PROBLEMATIZANDO GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR. Diversity and Education, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 939–969, 2024. DOI: 10.14295/de.v11i1.15350. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/15350. Acesso em: 5 dec. 2025.