JOGOS VIRTUAIS PARA MENINAS

ANALISANDO PEDAGOGIAS CULTURAIS

Authors

  • Leticia Bordignon de Carvalho Ramos
  • Cristiane Barbosa Soares
  • Fabiane Ferreira da Silva Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Bagé, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15195

Abstract

O ato de jogar/brincar com determinado jogo virtual, pode ser associado apenas com um momento de diversão e entretenimento. Porém, uma atividade que aparenta ser completamente imparcial, pode contribuir na construção de significados acerca do que é ser menina ou menino no mundo, visto que os jogos, como artefatos culturais, possuem caráter pedagógico. Nesse sentido, o presente trabalho teve como proposta analisar os conteúdos de jogos virtuais – disponíveis em websites da internet – com o objetivo de problematizar as temáticas desenvolvidas para o público feminino. Com isso, foi observado que esses jogos são capazes de (re)produzir convenções de gênero e concepções de corpo e sexualidade, que reafirmam e naturalizam determinados comportamentos e preferências de feminilidade e masculinidade. Com este trabalho, espera-se contribuir com as discussões sobre pedagogias culturais e sua relação com os estudos de corpo, gênero e sexualidade, colaborando com a literatura acerca dessas temáticas.

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Author Biographies

Leticia Bordignon de Carvalho Ramos

Licenciada em Ciências da Natureza. Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Cristiane Barbosa Soares

Mestra em Educação em Ciências. Universidade Federal do Pampa. Uruguaiana, Rio Grande do Sul, Brasil.

Fabiane Ferreira da Silva, Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA, Bagé, Rio Grande do Sul.

Professora da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana e doutora em Educação em Ciências.

Published

2024-01-25

How to Cite

Bordignon de Carvalho Ramos, L., Barbosa Soares, C. ., & Silva, F. F. da. (2024). JOGOS VIRTUAIS PARA MENINAS: ANALISANDO PEDAGOGIAS CULTURAIS. Diversidade E Educação, 11(1), 860–886. https://doi.org/10.14295/de.v11i1.15195