A EDUCAÇÃO POPULAR COMO PERSPECTIVA EDUCACIONAL DO SEMINÁRIO DAS MULHERES DO CAMPO, DAS ÁGUAS, DAS FLORESTAS E CIDADES DA FURG – CAMPUS SÃO LOURENÇO DO SUL.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v7iEspecial.9484

Resumo

O presente trabalho pretende dialogar sobre o histórico do Seminário das mulheres do campo, das águas, florestas e cidades que recentemente teve sua quarta edição realizada no Campus da FURG São Lourenço do Sul. A metodologia adotada para realização deste trabalho foi a pesquisa bibiográfica, e também a narrativa da autora como integrante da constituição da proposta da referida ação extencionista da FURG. Destaca a concepção de Educação Popular na perspectiva de Paulo Freire como fio condutor das discussões e como fundamento das práticas advindas do Seminário das mulheres do campo, das águas, florestas e cidades. Apresenta o Campus São Lourenço do Sul como um espaço acadêmico da FURG protagoniza esta ação extencionista. Nas conclusões, reafirmamos a importância do referido evento para a formação dos diferentes sujeitos, ressaltando a necessária articulação com os diferentes atores e a Universidade, de maneira que esta possa cumprir com seu compromisso social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Grellert, Universidade Federal do Rio Grande

Pedagoga na Pró reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Coordenadora de Atenção ao Estudante - Campus São Lourenço do Sul da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Referências

FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

____________ .Educação como pratica de liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

____________.Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

____________.Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

____________.Ação Cultural para a Liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

____________.Conscientização: Teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez e Moraes, 1980.

Downloads

Publicado

2019-10-31

Como Citar

Grellert, A. P. (2019). A EDUCAÇÃO POPULAR COMO PERSPECTIVA EDUCACIONAL DO SEMINÁRIO DAS MULHERES DO CAMPO, DAS ÁGUAS, DAS FLORESTAS E CIDADES DA FURG – CAMPUS SÃO LOURENÇO DO SUL. Diversidade E Educação, 7(Especial), 183–197. https://doi.org/10.14295/de.v7iEspecial.9484

Edição

Seção

Cotidiano da Escola