A EDUCAÇÃO POPULAR COMO PERSPECTIVA EDUCACIONAL DO SEMINÁRIO DAS MULHERES DO CAMPO, DAS ÁGUAS, DAS FLORESTAS E CIDADES DA FURG – CAMPUS SÃO LOURENÇO DO SUL.
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v7iEspecial.9484Resumo
O presente trabalho pretende dialogar sobre o histórico do Seminário das mulheres do campo, das águas, florestas e cidades que recentemente teve sua quarta edição realizada no Campus da FURG São Lourenço do Sul. A metodologia adotada para realização deste trabalho foi a pesquisa bibiográfica, e também a narrativa da autora como integrante da constituição da proposta da referida ação extencionista da FURG. Destaca a concepção de Educação Popular na perspectiva de Paulo Freire como fio condutor das discussões e como fundamento das práticas advindas do Seminário das mulheres do campo, das águas, florestas e cidades. Apresenta o Campus São Lourenço do Sul como um espaço acadêmico da FURG protagoniza esta ação extencionista. Nas conclusões, reafirmamos a importância do referido evento para a formação dos diferentes sujeitos, ressaltando a necessária articulação com os diferentes atores e a Universidade, de maneira que esta possa cumprir com seu compromisso social.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
____________ .Educação como pratica de liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
____________.Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
____________.Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
____________.Ação Cultural para a Liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
____________.Conscientização: Teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez e Moraes, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.