A EDUCAÇÃO POPULAR COMO PERSPECTIVA EDUCACIONAL DO SEMINÁRIO DAS MULHERES DO CAMPO, DAS ÁGUAS, DAS FLORESTAS E CIDADES DA FURG – CAMPUS SÃO LOURENÇO DO SUL.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v7iEspecial.9484

Resumo

O presente trabalho pretende dialogar sobre o histórico do Seminário das mulheres do campo, das águas, florestas e cidades que recentemente teve sua quarta edição realizada no Campus da FURG São Lourenço do Sul. A metodologia adotada para realização deste trabalho foi a pesquisa bibiográfica, e também a narrativa da autora como integrante da constituição da proposta da referida ação extencionista da FURG. Destaca a concepção de Educação Popular na perspectiva de Paulo Freire como fio condutor das discussões e como fundamento das práticas advindas do Seminário das mulheres do campo, das águas, florestas e cidades. Apresenta o Campus São Lourenço do Sul como um espaço acadêmico da FURG protagoniza esta ação extencionista. Nas conclusões, reafirmamos a importância do referido evento para a formação dos diferentes sujeitos, ressaltando a necessária articulação com os diferentes atores e a Universidade, de maneira que esta possa cumprir com seu compromisso social.

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Biografia do Autor

Ana Paula Grellert, Universidade Federal do Rio Grande

Pedagoga na Pró reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Coordenadora de Atenção ao Estudante - Campus São Lourenço do Sul da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Referências

FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

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____________.Extensão ou Comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

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____________.Conscientização: Teoria e prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez e Moraes, 1980.

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Publicado

31-10-2019

Como Citar

Grellert, A. P. (2019). A EDUCAÇÃO POPULAR COMO PERSPECTIVA EDUCACIONAL DO SEMINÁRIO DAS MULHERES DO CAMPO, DAS ÁGUAS, DAS FLORESTAS E CIDADES DA FURG – CAMPUS SÃO LOURENÇO DO SUL. Diversidade E Educação, 7(Especial), 183–197. https://doi.org/10.14295/de.v7iEspecial.9484

Edição

Seção

Cotidiano da Escola