O QUE UM CURRÍCULO CELEBRA?

PROBLEMATIZAÇÃO, ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS COM MADONNA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.63595/de.v13iespecial.19452

Resumo

Este artigo analisa o show da turnê internacional The Celebration Tour da cantora Madonna, apresentado em 2024. Para a análise de um currículo cultural não escolar, utilizamos os aportes teórico-metodológicos dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero e Sexualidade, a fim de discutirmos a partir das seguintes questões: qual currículo cultural não escolar é inscrito por esse artefato? Quais os/as autores/as que falam/escrevem nesses textos? Como esses textos culturais funcionam e o que ensinam? Que culturas ou saberes afirmam? Que regimes de verdade se vinculam? Que restrições fazem a outros saberes? Como se relacionam com outros poderes? Que possíveis efeitos produzem? O exame do material empírico evidenciou que o currículo cultural não escolar produzido no âmbito do show da Madonna objetivou ensinar formas de conhecer e existir articuladas aos discursos dos Direitos Humanos, das lutas feministas para viver a pluralidade de gênero e sexualidade, das manifestações e diferenças identitárias.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alison Santos, UNIFAL

Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Luterana do Brasil. Especialista em Educação pelo Câmpus Pelotas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL). Especialista em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

Carin Klein, UFRGS

É pedagoga pela Universidade La Salle (1990), Mestre (2003) e Doutora em Educação (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como professora do Curso de Pedagogia, pesquisadora e professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (PPGEDU/ULBRA) na área de concentração dos Estudos Culturais em Educação, onde esteve inserida na linha de pesquisa Infâncias, Juventudes e Espaços Educativos. Além disso, participa de projetos de pesquisa vinculados à FURG e à UNISINOS, investindo na discussão de temas que envolvem políticas públicas, educação e(m) saúde, infâncias, juventudes, docências e gênero. É pesquisadora integrante do Grupo de Estudos de Educação, Sexualidade e Relações de Gênero (GEERGE/UFRGS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Suas publicações relacionam-se com as discussões sobre infâncias, juventudes, currículo, relações de gênero e sexualidade, maternidades e políticas públicas de educação e(m) saúde.

Danilo Araujo de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Possui graduação em Pedagogia (UNINTER, 2020) e Letras Português/Inglês pela UNIRB Faculdade Atlântico (2013). Líder do Grupo de Pesquisa sobre Questões e Políticas de Currículo. Membro da Associação Brasileira de Currículo, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículos e Culturas (GECC) e do Observatório da Juventude (OJ). Seus principais temas de interesse são: Currículo e suas relações com a cultura, gênero, sexualidade e diferença.

Downloads

Publicado

18-06-2025

Como Citar

SANTOS, Alison; KLEIN, Carin; ARAUJO DE OLIVEIRA, Danilo. O QUE UM CURRÍCULO CELEBRA? PROBLEMATIZAÇÃO, ESTÉTICA DA EXISTÊNCIA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS COM MADONNA. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 13, n. especial, p. 64–84, 2025. DOI: 10.63595/de.v13iespecial.19452. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/19452. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Estudos Culturais e Currículo Cultural não Escolar: múltiplos artefatos em investigação