Performatizações da linguagem para queer(cuir)izar as masculinidades no voleibol
DOI:
https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16141Resumo
Este artigo busca discutir enunciações subversivas proferidas por jovens atletas de voleibol, que se identificavam como homens cisgêneros homossexuais e bissexuais, e os seus efeitos performativos no contexto esportivo pesquisado. Como referencial teórico mobilizei os estudos queer/cuir em textos de Judith Butler, Paul Preciado, Eve Sedgwick, entre outros, além do pensamento da desconstrução de Jacques Derrida. Os caminhos metodológicos também foram conduzidos pela perspectiva queer/cuir, por meio de observações participantes, conversas informais e entrevista narrativa. Entre os resultados, as enunciações performatizadas pelos jovens atletas desestabilizaram a identificação unívoca da masculinidade normalizadora naquele espaço, visibilizando, ainda que dentro de um contexto restrito, possibilidades alternativas de performatizações das masculinidades em um contexto esportivo.
Downloads
![](https://periodicos.furg.br/public/journals/16/submission_16141_20246_coverImage_pt_BR.jpg)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diversidade e Educação
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.