VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA LUTADORAS

UMA ANÁLISE DAS DISCUSSÕES PÚBLICAS DO CASO MACKENZIE DERN

Autores

  • Fernanda Mudesto Passos Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil https://orcid.org/0009-0009-7432-2292
  • Ana Carolina Vimieiro Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16138

Resumo

A violência doméstica persiste como um problema complexo, que afeta mulheres de diferentes vivências. No contexto esportivo, atletas enfrentam desafios únicos, atrelados às expectativas sociais sobre seus corpos e performances de gênero. Este estudo investiga os sentidos que circularam socialmente acerca da violência sobre mulheres atletas, com foco nas de modalidades de luta. A partir de uma revisão de literatura centrada nas pesquisas sobre esportes, gênero e violência, metodologicamente, adotamos o estudo de caso para analisar a denúncia de abuso feita pela lutadora Mackenzie Dern.Nosso recorte são as repercussões de quatro postagens no Instagram de perfis jornalísticos, totalizando 1010 comentários postados entre maio e junho de 2023, que foram analisados com métodos de análise de discurso em redes sociais. Os comentários, majoritariamente feitos por homens, indicam uma leitura reducionista da violência doméstica e reforçam a necessidade de aprofundar as discussões que interligam gênero, esporte e violência sobre as mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Mudesto Passos, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha Processos Comunicativos e Práticas Sociais. Graduada em Publicidade e Propaganda pela UFMG (2021) e ex aluna do curso de Engenharia Aeroespacial, na mesma instituição (2014-2017). Atua profissionalmente como Designer de Produtos, buscando construir e evoluir experiências de produtos digitais que coloquem o usuário no centro das decisões. Pesquisa e publica trabalhos que abordem temáticas ligadas a feminilidades/masculinidades, representações e artefatos da cultura popular, com foco atualmente em jogos digitais. Integra o Coletivo Marta (Grupo de Pesquisa em Comunicação e Culturas Esportivas).

Ana Carolina Vimieiro, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, MG, Brasil

Ana Carolina Vimieiro é professora do Departamento de Comunicação Social (DCS) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da UFMG. É coordenadora do Coletivo Marta (Grupo de Pesquisa em Comunicação e Culturas Esportivas).

Downloads

Publicado

2024-01-26

Como Citar

Passos, F. M., & Vimieiro, A. C. (2024). VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA LUTADORAS: UMA ANÁLISE DAS DISCUSSÕES PÚBLICAS DO CASO MACKENZIE DERN. Diversidade E Educação, 11(2), 380–411. https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16138

Edição

Seção

Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas