PRODUÇÕES E SABERES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL

EM DISCUSSÃO O GRUPO PET EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Matheus Bezerra de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul https://orcid.org/0000-0002-1646-0103
  • Sandra Novais Sousa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16119

Resumo

O artigo objetiva analisar como as questões de gênero e sexualidade são tratadas na formação inicial em Educação Física, com foco, sobretudo, nas atividades desenvolvidas no contexto do Programa de Educação Tutorial (PET). Como procedimentos metodológicos, foram utilizados: pesquisa bibliográfica, a partir de autores que discutem as questões de gênero e sexualidade, e análise documental, tendo como fontes o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de um curso de graduação em Educação Física, relatórios do Programa de Educação Tutorial (PET), Planejamentos Anuais e Relatórios de Atividades divulgados na página oficial da Pró-Reitora de Graduação (Prograd). Como resultados, aponta-se que somente duas disciplinas obrigatórias incluem esta temática em suas ementas; e, dentre as 157 atividades desenvolvidas pelo Grupo PET Educação Física, nenhuma abordou questões de sexualidade, e apenas uma envolveu discussões sobre gênero. Conclui-se que é possível observar o silenciamento das discussões sobre gênero e sexualidade no curso de Educação Física analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Bezerra de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Especialização em Educação Física Adaptada à Inclusão (FARESE), Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Sandra Novais Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Mineiros (2004), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. É especialista em Alfabetização (IESF/2006), Coordenação Pedagógica (UCDB/2014) e Gestão Escolar (UNIASSELVI/2015). Atualmente é professora no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus Campo Grande. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisas em Narrativas Formativas (Gepenaf). 

Downloads

Publicado

2024-01-26

Como Citar

Bezerra de Souza, M., & Novais Sousa, S. (2024). PRODUÇÕES E SABERES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL: EM DISCUSSÃO O GRUPO PET EDUCAÇÃO FÍSICA . Diversidade E Educação, 11(2), 158–183. https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16119

Edição

Seção

Dossiê: Diversidade, gênero e sexualidade nas práticas corporais e esportivas