Produções e saberes sobre gênero e sexualidade na formação inicial
Em discussão o grupo pet educação física
DOI :
https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16119Résumé
O artigo objetiva analisar como as questões de gênero e sexualidade são tratadas na formação inicial em Educação Física, com foco, sobretudo, nas atividades desenvolvidas no contexto do Programa de Educação Tutorial (PET). Como procedimentos metodológicos, foram utilizados: pesquisa bibliográfica, a partir de autores que discutem as questões de gênero e sexualidade, e análise documental, tendo como fontes o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de um curso de graduação em Educação Física, relatórios do Programa de Educação Tutorial (PET), Planejamentos Anuais e Relatórios de Atividades divulgados na página oficial da Pró-Reitora de Graduação (Prograd). Como resultados, aponta-se que somente duas disciplinas obrigatórias incluem esta temática em suas ementas; e, dentre as 157 atividades desenvolvidas pelo Grupo PET Educação Física, nenhuma abordou questões de sexualidade, e apenas uma envolveu discussões sobre gênero. Conclui-se que é possível observar o silenciamento das discussões sobre gênero e sexualidade no curso de Educação Física analisado.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Diversidade e Educação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.