REPERCUSSÕES NO CURSO DE VIDA DE MULHERES ADULTAS QUE VIVENCIARAM O ABUSO SEXUAL NA INFÂNCIA

Autores

  • Maria de Nazare Sousa Gomes Castro Universidade Federal do Amazonas
  • Joaquim Ribeiro Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16013

Resumo

Trata-se de um recorte de pesquisa com objetivo de tecer análises quanto as repercussões do abuso sexual sofrido na infância e suas repercussões no curso de vida de mulheres hoje adultas. Possui como chave de leitura para marcar o método a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, por permitir compreender o desenvolvimento humano a partir da interação sistêmica de seus elementos. Os resultados indicaram que a criança que sofreu abuso sexual possui imaturidade para compreender os eventos da vida, não tendo compreensão total dos acontecimentos, porém são percebidos como um evento negativo, excessivo e injusto, causador de traumas e intensas repercussões em suas vidas. As vítimas de abuso sexual sofrem com as repercussões dos atos praticados contra seus corpos e suas subjetividades, mas também são vítimas das repercussões de processos anteriores que operam em seus cotidianos, interferindo no caráter das relações nas subculturas pela reprodução de ideologias, crenças e valores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Ribeiro, Universidade Federal do Amazonas

Pós-Doutorado em Psicologia (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidado do Porto); Doutor em Ciências (Área Geografia Humana - USP). Mestre em Cooperação Internacional/Educação - Università Cattolica del Sacro Cuore (UNICATT-ITÁLIA). Especializações: 1) Principles Techiniques of Fund Raising (Indiana University, USA); 2) Psicologia Clínica (Terapia Sistêmica Milan Aproach/CPTF-AIMS/ITÁLIA); 3) Mediação Familiar Sistêmica (CPTF-AIMS/ITÁLIA); 4) Psicologia Clínica/Terapia Cognitivo-Comportamental (UNIARA). Graduação: 1) Psicologia; 2) Licenciatura em Filosofia; 3) Teologia. Atua com as temáticas:Teologia e Espiritualidade; Direitos Humanos; Filosofia; Ética; Educação em Saúde; Psicologia da Saúde - cuidado e promoção da saúde; Psicologia Social Comunitária - programas de intervenção para populações e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade social; Psicologia Familiar/Terapia Familiar e Mediação de Conflitos. Coordena o Serviço de Atendimento Psicológico Familiar da Arquidiocese de Manaus e o Núcleo de Intevenção Psicológica para crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. É Diretor da Faculdade Católica do Amazonas.

Downloads

Publicado

2024-01-26

Como Citar

Sousa Gomes Castro, M. de N., & Ribeiro, J. . (2024). REPERCUSSÕES NO CURSO DE VIDA DE MULHERES ADULTAS QUE VIVENCIARAM O ABUSO SEXUAL NA INFÂNCIA . Diversidade E Educação, 11(2), 717–739. https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16013