Repercussões no curso de vida de mulheres adultas que vivenciaram o abuso sexual na infância
DOI :
https://doi.org/10.14295/de.v11i2.16013Résumé
Trata-se de um recorte de pesquisa com objetivo de tecer análises quanto as repercussões do abuso sexual sofrido na infância e suas repercussões no curso de vida de mulheres hoje adultas. Possui como chave de leitura para marcar o método a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, por permitir compreender o desenvolvimento humano a partir da interação sistêmica de seus elementos. Os resultados indicaram que a criança que sofreu abuso sexual possui imaturidade para compreender os eventos da vida, não tendo compreensão total dos acontecimentos, porém são percebidos como um evento negativo, excessivo e injusto, causador de traumas e intensas repercussões em suas vidas. As vítimas de abuso sexual sofrem com as repercussões dos atos praticados contra seus corpos e suas subjetividades, mas também são vítimas das repercussões de processos anteriores que operam em seus cotidianos, interferindo no caráter das relações nas subculturas pela reprodução de ideologias, crenças e valores.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Diversidade e Educação 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Concedo a Revista Diversidade e Educação o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista Diversidade e Educação acima explicitadas.