INCLUSÃO, CURRÍCULO E PLANEJAMENTO: INTERSECÇÕES COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/de.v10i1.14226

Resumo

As discussões na perspectiva da educação inclusiva intersecionando diálogo com o planejamento, currículo, diferenças e diversidade têm constituído pauta recorrente no contexto educacional. Nesta perspectiva, o artigo apresenta uma reflexão crítica sobre estes elementos, discutidos e sistematizados na disciplina de Currículo e elaboração de projetos para educação inclusiva, no programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva da Universidade do Estado de Santa Catarina, a partir do diálogo entre alguns referenciais teóricos com um curta-metragem que propõem refletir e dialogar com os elementos que fazem parte do cotidiano escolar. A reflexão sobre esta intersecção aponta para necessidade de repensar as práticas escolares, buscando dinamizar processos reflexivos sobre a prática pedagógica dos professores, bem como, a necessidade de repensar o planejamento e o currículo na perspectiva da educação inclusiva, reconhecendo neste contexto, que a proposição e organização de grupos de estudos se apresenta como uma possibilidade para qualificar estes processos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Dalla valle, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA

 

Doutorando em Educação na Universidade do oeste de Santa Catarina (UNOESC) com bolsa da Fundação de Amparo á Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). Mestre em Educação pela Universidade Comunitária de região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Discente no curso de Pós-Graduação lato sensu em Educação Incluisiva na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Membro do grupo de Pesquisa : Formação e Práticas de Ensino- UNOESC- Joaçaba.  

Downloads

Publicado

2024-01-25

Como Citar

Dalla valle, P. R. (2024). INCLUSÃO, CURRÍCULO E PLANEJAMENTO: INTERSECÇÕES COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Diversidade E Educação, 10(1), 367–387. https://doi.org/10.14295/de.v10i1.14226