MÍDIAS E QUESTÕES AMBIENTAIS: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Solange Reiguel Vieira
  • Karyne Baptista de Souza Cruz
  • Josmaria Lopes de Morais

DOI:

https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8422

Resumo

Este estudo analisou as respostas dos participantes de um fórum de discussão a respeito do papel da mídia na discussão das questões ambientais. O fórum foi realizado no início de um curso semipresencial em educação ambiental e contou com a participação de 28 professores do ensino básico. Foi empregado Análise Textual Discursiva com o intuito de descrever e interpretar os sentidos das falas dos professores. Os metatextos produzidos no processo de análise, confrontados com a literatura, mostraram que os participantes consideram que a mídia constitui a principal fonte de notícias da população, que atua como formadora de opinião, que está apresentando muitas questões ambientais. Evidenciou-se o posicionamento dos participantes do fórum quanto a importância de aproveitar as informações da mídia para trabalhar a educação ambiental em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-11-26

Como Citar

Vieira, S. R., Cruz, K. B. de S., & Morais, J. L. de. (2018). MÍDIAS E QUESTÕES AMBIENTAIS: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES PARTICIPANTES DE UM CURSO DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 23(2), 30–44. https://doi.org/10.14295/ambeduc.v23i2.8422