Contribuição do INPA na formação continuada de professores em educação ambiental: desafios, práticas e reflexões!

Autores

  • Genoveva Chagas de Azevedo
  • Maria Inês Gasparetto Higuchi
  • Valdo Barcelos

Resumo

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) tem procurado contribuir na redução da distância entre o conhecimento científico e sua aplicabilidade no cotidiano. O Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (LAPSEA) desenvolve, em parceria com outros laboratórios, cursos e oficinas pedagógicas para professores do Ensino Básico como parte de um programa educativo continuado sobre as questões da Amazônia. O professor(a) é o sujeito de sua prática, capaz de criá-la e recriá-la. Portanto, capacitar professores implica que as vivências pedagógicas sejam capazes de promover e estimular projetos e ações que visem transformar o cotidiano escolar, na perspectiva socioambiental e educacional. A abordagem qualitativa fenomenológica, com enfoque na observação participante como técnica principal permitiu a produção das informações e a sistematização do processo, subsidiando-se dos instrumentos pedagógicos. A experiência aqui trazida refere-se a 2 cursos e 1 oficina pedagógica, que envolveu 67 professores do Ensino Básico. Os resultados indicam que o contato direto com a floresta (cursos), com os núcleos interativos do Bosque (oficina) trouxe uma aproximação e familiarização maior com os temas abordados, encurtando a distância cognitiva e afetiva entre o conhecimento científico e sua possível aplicabilidade no contexto da sala de aula. Os processos formativos disponibilizados para os professores foram avaliados positivamente: estrutura e organização, satisfatórias; conteúdos e linguagem, adequados; processo pedagógico, construtivo e participativo; vivências, afetivas e, práticas reflexivas. É possível concluir que a contribuição do INPA consegue unir conhecimentos científicos, práticas reflexivas e vivências afetivas significativas no contexto da formação local.

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Biografia do Autor

Genoveva Chagas de Azevedo

Genoveva Chagas de Azevedo é pedagoga, mestre em Psicologia - Pesquisadora do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA.

Maria Inês Gasparetto Higuchi

Possui doutorado em Antropologia Social - Brunel University (1999). Atualmente é pesquisador titular do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, coordenando o Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental.

Valdo Barcelos

Prof. Adj no Depto. de Administração Escolar da UFSM. Prof. do PPGE-UFSM-Linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. Pós-Doutorado em Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes

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Como Citar

Azevedo, G. C. de, Higuchi, M. I. G., & Barcelos, V. (2010). Contribuição do INPA na formação continuada de professores em educação ambiental: desafios, práticas e reflexões!. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 14(1), 89–109. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1138

Edição

Seção

Artigos