Gestão cooperativa na escola: uma face do Escuna

Autores/as

  • Berenice Vahl Vaniel
  • Débora Pereira Laurino

Resumen

Neste artigo discutimos a proposta do Projeto Escola-Comunidade-Universidade: buscando metodologias educativas, interativas e interconectivas em uma visão sistêmica (Escuna) e focamos o olhar na dinâmica de gestão de uma escola participante deste projeto, a fim de compreender como o coletivo da instituição articula sua implementação. Optamos por realizar uma análise de conteúdo através de entrevistas abertas com integrantes da escola. As análises indicaram que as ações cooperativas propiciadas pela equipe gestora do Projeto são imprescindíveis, pois fazem a articulação necessária entre os diversos segmentos da comunidade escolar. Tais atitudes de cooperação possibilitam que a equipe gestora, junto aos professores, desenvolva o planejamento e a avaliação do processo educativo, o qual se constitui no cotidiano da escola, através das relações sócio-educativas produzidas e mantidas por seu coletivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Berenice Vahl Vaniel

Possui doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG (2009). tem experiência na área de Educação, Educação a Distância com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias de ensino, educação ambiental, formação continuada de professores, ensino de ciências e análise dos livros didáticos, uso pedagógico das tecnologias digitais.

Mais informações: Currículo Lattes

Débora Pereira Laurino

Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2009-11-09

Cómo citar

Vaniel, B. V., & Laurino, D. P. (2009). Gestão cooperativa na escola: uma face do Escuna. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 13(1), 97–118. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/978

Número

Sección

Artigos