Correlação entre níveis de autoestima, performance cognitiva e de memória em idosos: uma visão ecológica.

Autores

  • Ivalina Porto
  • Fernanda Antoniollo Hammes de Carvalho
  • Vera Torres das Neves
  • Magda Suzana Novo
  • Carolina Machado Castelli

Palavras-chave:

Idosos, Autoimagem, Cognição, Contexto

Resumo

Este estudo teve por objetivos gerais investigar a correlação existente entre autoestima, performance cognitiva e de memória em idosos e estudar o envelhecimento cognitivo considerado normal. Os objetivos específicos foram conhecer o nível de autoestima dos sujeitos idosos participantes do estudo; identificar, através de testes, o nível cognitivo dos participantes; analisar as influências ambientais no processo cognitivo do idoso e verificar as crenças que os indivíduos de terceira idade apresentam acerca de sua memória. Alguns temas como Autoestima na velhice, o Cérebro e as bases biológicas do envelhecimento cognitivo e Autoeficácia de memória foram motivo de amplos e aprofundados estudos ao longo do projeto, constituindo-se no suporte para o trabalho. Participaram da pesquisa 48 idosos, com idade igual ou superior a 60 anos, do sexo masculino e feminino, selecionados aleatoriamente entre os integrantes do Núcleo Universitário da Terceira Idade – NUTI. Na primeira etapa foi feito um levantamento de dados bio-sócio-demográficos dos participantes e aplicado um teste de autoestima e testes de memória e de inteligência. Na segunda etapa foram analisadas as influências ambientais que podem provocar alterações nessa função. Também foram verificadas as crenças que os indivíduos de terceira idade apresentam acerca de sua memória. A inserção ecológica foi um dos procedimentos utilizados na etapa de coleta dos dados. A conclusão do projeto de pesquisa, feita após o cumprimento de todos os passos previstos, permitiu conhecer o idoso na sua relação com o contexto e a repercussão no processo de envelhecimento cognitivo. Os resultados confirmam que pessoas com alto nível de autoestima e com relações amplas e positivas no contexto apresentam melhores resultados em testes de memória e inteligência. Constatou-se também que os indivíduos têm consciência de seus limites cognitivos, ou seja, as crenças que eles têm acerca de seu desempenho mnemônico correspondem aos resultados obtidos nos testes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivalina Porto

Doutorado em Psicologia - Universidad Pontificia de Salamanca e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. É Especialista em Gerontologia pela SBGG (2001). Realizou estudos em nível de Pós-Doutorado no CEP-RUA - Instituto de Psicologia da UFRGS. Atualmente é professora Associada I - FURG - 40h. DE.

Mais informações: Currículo Lattes

Fernanda Antoniollo Hammes de Carvalho

Doutora em Educação, Pós-doutoranda na FURG

Vera Torres das Neves

Doutora em Psicologia pela USP

Magda Suzana Novo

Mestre em Fisiologia Animal, Doutoranda em Educação em Ciências na FURG

Carolina Machado Castelli

Acadêmica do curso de Pedagogia (FURG) e bolsista do CNPq

Downloads

Publicado

2011-01-31

Como Citar

Porto, I., Carvalho, F. A. H. de, das Neves, V. T., Novo, M. S., & Castelli, C. M. (2011). Correlação entre níveis de autoestima, performance cognitiva e de memória em idosos: uma visão ecológica. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 15(1), 187–206. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/993

Edição

Seção

Artigos