O idoso no microssistema familiar: uma análise das relações intergeracionais

Autores

  • Ivalina Porto

Resumo

Neste texto, descreve-se o modo como se processam as interações no microssistema intrafamiliar de idosos participantes de um Grupo de Convivência na cidade do Rio Grande /RS. A pesquisa teve um delineamento misto, sendo de cunho qualitativo, descritivo e interpretativo. O modelo teórico metodológico utilizado foi o Bioecológico (TBDH) de Bronfenbrenner (1979/1996). Participaram da pesquisa dezoito familiares de idosos integrantes do grupo, sendo selecionados por conveniência. Utilizou-se como instrumento para levantamento dos dados um questionário semiestruturado. A inserção ecológica foi um dos procedimentos metodológicos. Os resultados permitiram afirmar que os idosos são bem aceitos no lar, favorecendo a manutenção do autoconceito e da autoestima elevada, mas, por desconhecimento, ainda não se percebem mudanças significativas que objetivem o aproveitamento ou o resgate de todo potencial e experiência dessas pessoas. Os familiares expressaram a necessidade de maiores informações sobre as características biopsicossociais da pessoa na terceira idade, para o estabelecimento de interações mais positivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivalina Porto

Doutorado em Psicologia - Universidad Pontificia de Salamanca e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. É Especialista em Gerontologia pela SBGG (2001). Realizou estudos em nível de Pós-Doutorado no CEP-RUA - Instituto de Psicologia da UFRGS. Atualmente é professora Associada I - FURG - 40h. DE.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Como Citar

Porto, I. (2010). O idoso no microssistema familiar: uma análise das relações intergeracionais. Ambiente & Educação: Revista De Educação Ambiental, 14(1), 189–207. Recuperado de https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/1145

Edição

Seção

Artigos