Percepção dos alunos de sociologia sobre processos políticos, direitos do cidadão e o papel de cada um na sua garantia

Authors

  • Juliana Cardoso dos Reis Universidade Federal de Rio Grande

Keywords:

Democracia. Crítico.Cidadania. Sociologia. Cidadão

Abstract

Este estudo possui como objetivo principal conhecer a percepção que os alunos do ensino médio da Escola Estadual Marçal Ramos, localizada no município Caraá-RS, possuem sobre os processos políticos e seu reconhecimento como protagonista na garantia de seus direitos de cidadão. Para tanto, a metodologia utilizada no estudo foi qualitativa e se valeu dos métodos de estudo de caso e aplicação de questionários com uma amostra de 158 alunos. Os resultados demonstram que a maioria dos alunos desconhece os processos políticos, conhece seus direitos, com exceção dos políticos, mas não se dispõe a agir para minimizar injustiças ou garantir seus próprios direitos de cidadão. Por isso a disciplina de sociologia ministrada no ensino médio pode ser uma excelente ferramenta de incentivo ao debate e conscientização dos alunos e, principalmente, atuar como um meio para a transformação da sociedade em que vivem.

Published

2018-02-25

How to Cite

Reis, J. C. dos. (2018). Percepção dos alunos de sociologia sobre processos políticos, direitos do cidadão e o papel de cada um na sua garantia. Revista Eletrônica Interações Sociais, 1(2), 30–45. Retrieved from https://periodicos.furg.br/reis/article/view/7508