Percepção dos alunos de sociologia sobre processos políticos, direitos do cidadão e o papel de cada um na sua garantia
Mots-clés :
Democracia. Crítico.Cidadania. Sociologia. CidadãoRésumé
Este estudo possui como objetivo principal conhecer a percepção que os alunos do ensino médio da Escola Estadual Marçal Ramos, localizada no município Caraá-RS, possuem sobre os processos políticos e seu reconhecimento como protagonista na garantia de seus direitos de cidadão. Para tanto, a metodologia utilizada no estudo foi qualitativa e se valeu dos métodos de estudo de caso e aplicação de questionários com uma amostra de 158 alunos. Os resultados demonstram que a maioria dos alunos desconhece os processos políticos, conhece seus direitos, com exceção dos políticos, mas não se dispõe a agir para minimizar injustiças ou garantir seus próprios direitos de cidadão. Por isso a disciplina de sociologia ministrada no ensino médio pode ser uma excelente ferramenta de incentivo ao debate e conscientização dos alunos e, principalmente, atuar como um meio para a transformação da sociedade em que vivem.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).
Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS (REIS). Os artigos aqui publicados são de uso gratuito em aplicações educacionais e de pesquisa, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.
Os autores assumem a responsabilidade de que os artigos submetidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS não estão sendo submetidos a outra publicação e não foram publicados integralmente em outro periódico. Assumem ainda a responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre o(s) autor(es) eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria dos trabalhos publicados.