Uma breve análise de artigos sobre epistemologia da educação física na revista brasileira de ciências do esporte

Cristina Lessa dos Santos, Luciana Toaldo Gentilini Ávila, Natália Silveira Antunes

Resumo


O questionamento se a Educação Física (EF) é ou não uma ciência surge na década de 80. Primeiramente, como forma de alcançar status acadêmico, esta área passa a produzir conhecimento a partir de pesquisas oriundas das ciências naturais e, só mais tarde, aparecem pesquisas vinculadas às ciências humanas e sociais. O surgimento destas diferentes abordagens contribuiu para o aparecimento de um cenário de disputa que ainda hoje predomina. Desta forma, a partir da análise de uma das edições da Revista Brasileira de Ciências do Esporte, conclui-se que os diferentes autores analisados apresentam um consenso sobre este tema debatido.

Palavras-chave


Educação Física. Epistemologia. Conhecimento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/rds.v11i0.1731

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ