Políticas de atenção à diversidade: do pagamento da dívida social ao respeito à diferença

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9133

Palavras-chave:

inclusão, diversidade, políticas educacionais

Resumo

As políticas de atenção à diversidade constituem a materialidade da presente pesquisa, que tomou o deslocamento de ênfase entre a desigualdade e o direito à diferença como foco de análise, buscando entender com a educação se coloca nesse quadro ao se propor a reduzir uma dívida social histórica direcionada a alguns grupos identitários específicos. Vinculada ao campo dos Estudos Foucaultianos, a pesquisa usou os conceitos de prática e de normalização como ferramentas, no exercício analítico empreendido sobre um conjunto de materiais publicado pelo Ministério da Educação. Os resultados apontam que as políticas de atenção à diversidade fazem circular práticas de normalização da diferença e têm se mostrado insuficientes para reduzir as desigualdades e para atenuar as práticas de discriminação, na Contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Patrícia Graff, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação (UNISINOS), Mestre em Educação nas Ciências (UNIJUÍ), Licenciada em Educação Especial e em Pedagogia (UFSM). Atua nos cursos de licenciatura e no Mestrado em Educação.

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Publicado

2020-07-22

Como Citar

Graff, P. (2020). Políticas de atenção à diversidade: do pagamento da dívida social ao respeito à diferença. Momento - Diálogos Em Educação, 29(1), 106–121. https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9133

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