A QUESTÃO AFRO-BRASILEIRA SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR EM NÍVEL BÁSICO NA CIDADE DE CUIABÁ, MT

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DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.9570

Mots-clés :

Gestão escolar, Lei 10.639/2003, Diversidade étnica

Résumé

Diante da discriminação étnica e cultural pautada em políticas pedagógicas sob uma perspectiva etnocêntrica, é preciso mais conscientização e envolvimento no tocante ao combate à discriminação aos afro-brasileiros(as) nos espaços escolares. Nesse processo, a gestão escolar é imprescindível. Esta pesquisa, que é de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, objetiva analisar as ações educativas sobre a questão afro-brasileira na perspectiva da gestão de uma instituição de ensino no município de Cuiabá, MT. Aplicou-se entrevista semiestruturada a quatro gestores e, com isso, identificou-se que: os gestores desconhecem as leis que tratam sobre as questões étnico-raciais; a discriminação, no âmbito escolar, não é reconhecida; essa temática é abordada apenas em datas específicas. Percebe-se a necessidade de a gestão escolar ser mais atenta às ações discriminatórias existentes de diferentes formas no espaço escolar.

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Leonelson Dias Silva, Universidade Adventista de São Paulo

Graduado em Administração pela Faculdade Adventista Paranaense. Mestrado Profissional em Educação pelo UNASP, campus Engenheiro Coelho.

Germana Ponce de Leon Ramírez, Centro Universitário Adventista de São Paulo UNASP, Campus Engenheiro Coelho

Doutora em geografia humana pela UFSC. Professora do Mestrado Profissional em Educação do UNASP, campus Engenheiro Coelho.

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2021-05-04 — Mis(e) à jour 2021-05-05

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Silva, L. D., & Ponce de Leon Ramírez, G. (2021). A QUESTÃO AFRO-BRASILEIRA SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO ESCOLAR EM NÍVEL BÁSICO NA CIDADE DE CUIABÁ, MT. Momento - Diálogos Em Educação, 29(3). https://doi.org/10.14295/momento.v29i3.9570 (Original work published 4 mai 2021)

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