Sociedade união operária e a educação em Rio Grande/RS

Auteurs-es

  • Francisco Furtado Gomes Riet Vargas Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Rita de Cássia Grecco dos Santos
  • Gabriela Caceres Riet Vargas

Mots-clés :

Anarquismo. Educação Operária. História da Educação.

Résumé

Neste artigo enfatizamos a Sociedade União Operária – SUO por meio de um breve histórico desta sociedade, que foi uma das mais antigas e atuantes associações operárias e do Rio Grande do Sul, desde sua constituição, em 1893, até o fim da hegemonia anarquista nesta sociedade, em 1928. Visando abranger este estudo, demonstramos como a SUO atuava na educação dos operários, através da analise das Atas, Livros Caixas e Relatórios da Presidência produzidos na referida Sociedade e contrastado com outras fontes do mesmo período, como os Relatórios da Intendência Municipal do Rio Grande. Ainda nos debruçaremos em obras sobre o movimento operário e da educação no Rio Grande do Sul. Para o tratamento destes dados colocamos que as produções humanas são produções ideológicas, conforme afirmam Michel de Certau (1982, 70) e Roger Chartier (2001, 115), provenientes de uma cosmovisão. Apontaremos as disputas internas nesta associação, relevando a existências de diferentes grupos que atuavam nesta sociedade. De forma a elucidar essa atuação desta união na educação, mostraremos dados como os salários dos seus professores, os currículos usados pela escola desta guilda operária, a frequência dos estudantes do educandário da SUO, comparando essas informações com de outras instituições formativas deste período. Em movimento contíguo, são feitas observações quanto à hegemonização dos anarquistas nesta sociedade, revelando de que forma este grupo chega a liderança desta instituição. Veremos quais as alterações que ocorrem nesta entidade em decorrência desta nova cosmovisão. E, consequentemente, no âmbito da escola da SUO, quais os impactos, tentativas de mudanças e quais as transformações que foram possíveis e passiveis de implementar junto às práticas pedagógicas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Francisco Furtado Gomes Riet Vargas, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professor de História da Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, Rio Grande/RS. Mestre em Educação – Filosofia e História da Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas – PPGE/UFPEL.

Rita de Cássia Grecco dos Santos

Professora do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande – IE/FURG e do Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Ciências Humanas e da Informação- PPGH - ICHI/FURG. Coordenadora do Curso de Pedagogia a Distância UAB/FURG. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa EDUCAMEMÓRIA - Educação e Memória – IE/FURG e Centro de Estudos e Investigações em História da Educação – CEIHE - FaE/UFPEL.

Gabriela Caceres Riet Vargas

Professora de Educação Infantil na Escola Municipal de Educação Infantil Déborah Thomé Sayão, Rio Grande/RS. Pedagoga.

Téléchargements

Publié-e

2017-02-09

Comment citer

Gomes Riet Vargas, F. F., Grecco dos Santos, R. de C., & Riet Vargas, G. C. (2017). Sociedade união operária e a educação em Rio Grande/RS. Momento - Diálogos Em Educação, 25(2), 285–302. Consulté à l’adresse https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5871

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s