LETRAS E CULTURA:

potencializando a alfabetização de pessoas com deficiência intelectual por meio de intervenções sistematizadas

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17401

Mots-clés :

Alphabétisation, Historico-Culturel, Déficience intellectuelle, Enseignement et apprentissage

Résumé

Nous visons à discuter, sur la base des hypothèses de la théorie historico-culturelle, du processus d’alphabétisation chez les élèves ayant une déficience intellectuelle qui étudient dans une classe ordinaire. Nous avons effectué la recherche par le biais d’une étude bibliographique et d’une intervention dans une école publique de l’État du Paraná. Nous avons adopté comme procédure une intervention pédagogique auprès des élèves de deuxième année de l’école primaire, dans laquelle nous avons mis l’accent sur le travail de deux élèves ayant une déficience intellectuelle dans cette classe. Les cours ont été enregistrés, transcrits et analysés qualitativement. Comme résultats de la recherche, nous pouvons mentionner : a) la possibilité de compensation culturelle chez les personnes ayant une déficience intellectuelle par une intervention systématisée; et c) il est possible d’apprendre aux élèves à lire et à écrire en utilisant la médiation à travers des artefacts concrets. Les résultats montrent qu’il est nécessaire de poursuivre les recherches pour démontrer la capacité des personnes ayant une déficience intellectuelle à lire et à écrire de manière appropriée. 

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Bibliographies de l'auteur-e

Elsa Midori Shimazaki, Universidade do Oeste Paulista

Graduada em Letras Anglo-Portuguesas pela Universidade Estadual de Maringá e em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari; Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Foi professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação e é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM e da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE. Faz parte dos grupos de pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED), Ensino e Inclusão de Pessoas com Deficiência e Aprendizagem e Desenvolvimento Escolar e Interação e Escrita . Atua nas áreas de Educação Especial; Educação Matemática, Leitura e Escrita, Alfabetização; Formação de professores, Políticas educacionais. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa e Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá.

Marcio Pascoal Cassandre, universidade Estadual de Maringá

Pós-doutor pela Danish School of Education da Aarhus University (Copenhagen), Programa Learning, Innovation and Sustainability in Organisations? (LISO). Doutor em Administração pela Universidade Positivo com período sanduíche pela University of Helsinki no Center for Research on Activity, Development and Learning (CRADLE). Possui mestrado pela Universidade Estadual de Maringá (2008), especialização em Marketing pelo Instituto de Ciências Sociais do Paraná (2002), especialização em Responsabilidade Social e Organizações do Terceiro Setor pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (2004), graduação em Administração pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (1998) e estudante de psicologia. Servidor público estadual desde 2004, atua como professor associado no departamento de Administração da Universidade Estadual de Maringá, ministrando disciplina na área de Gestão de Pessoas, e no Programa de Pós-Graduação em Administração do mesmo departamento, estando à cargo das disciplinas de Teoria das Organizações e Aprendizagem Organizacional. É coordenador do Escritório de Cooperação Internacional da Universidade Estadual de Maringá. É líder do tema Modos de Saber, Aprender e (Re) Existir Com e Para as Pessoas nas Organizações da divisão acadêmica Estudos Organizacionais (EOR) na ANPAD - Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração. Avaliador MEC-INEP. Coordena o grupo de pesquisa MEDIATA - Metodologias Intervencionistas e Aprendizagem Trans/formativa. Tem experiência na área de Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico, Aprendizagem Organizacional, Metodologias Qualitativas de Pesquisa em Administração, além de desenvolver estudos teórico-empíricos sobre as Metodologias Intervencionistas de pesquisa em organizações.

Wagner Roberto do Amaral, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1993), mestrado em pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2010) e pós-doutorado em Estudos Interculturais pela Universidad Veracruzana (México), pós-doutorado em Educação Superior para Povos Indígenas na América Latina pela Universidad Nacional Tres de Febrero (Argentina) e estágio pós-doutoral pelo Instituto de Migraciones da Universidad de Granada (Espanha). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Educação Superior para Povos Indígena no Brasil e na América Latina. Atua como membro da Comissão Universidade para os Índios da UEL e do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas de Educação Superior Indigena e Educação Escolar Indigena, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais no Brasil, diversidade cultural, universidade e povos indigenas, alfabetização e educação de jovens e adultos.

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Publié-e

2025-11-21

Comment citer

Shimazaki, E. M., Cassandre, M. P., & do Amaral, W. R. (2025). LETRAS E CULTURA:: potencializando a alfabetização de pessoas com deficiência intelectual por meio de intervenções sistematizadas. Momento - Diálogos Em Educação, 34(3), 653–674. https://doi.org/10.63595/momento.v34i3.17401

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