POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO SISTEMA ESTADUAL DO PARÁ

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DOI :

https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.14588

Mots-clés :

Pará. Educação Profissional. Políticas Públicas. Trajetória. Sistema Estadual.

Résumé

A Educação Profissional e Tecnológica Estadual do Pará tem se caracterizado por apresentar uma trajetória marcada por constantes reformas, as quais têm dificultado o aperfeiçoamento de muitos de seus aspectos, inclusive os de caráter político-pedagógico. Assim, a pesquisa que desenvolvemos procurou discutir as políticas de gestão aplicadas à Educação Profissional e Tecnológica (EPT) deste sistema de ensino ao longo de diferentes projetos de governo, a fim de compreender como os posicionamentos governamentais, impactaram na concepção/modelo de educação profissional adotado por este sistema de ensino e quais foram seus reflexos no trabalho docente e na condução do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. A metodologia utilizada nesta pesquisa consistiu de uma revisão bibliográfica, análise de documentos e levantamento de dados através de entrevistas. Ao longo do período em estudo (de 1998 a 2018), verificou-se que a hegemonia na aplicação práticas gerencialistas foi o fator que mais contribuiu para a atual condição de letargia apresentada pela mesma. Constatou-se também que a falta de clareza quanto ao modelo pedagógico que é adotado pela rede, cria muita imprecisão quanto ao perfil de egresso que se almeja formar nos cursos tecnológicos. Na argumentação teórica, optou-se por autores que se utilizam do materialismo histórico-dialético, por entendermos que este método se realiza por meio do movimento do pensamento através da materialidade histórica da vida dos homens em sociedade e neste sentido é adequado à leitura da inter-relação que se realiza entre educação, trabalho e políticas públicas.

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Roberto Adriano Sales Lima, Instituto Federal de Educação do Pará - IFPA

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Especialista em Gestão de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica pela Escola de Governança Pública do Pará. Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Pará. 

Catia Oliveira Macedo, Universidade Estadual do Pará - UEPA

Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Pará. Professora Adjunta na Universidade Estadual do Pará.

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Publié-e

2024-01-09

Comment citer

Sales Lima, R. A., & Oliveira Macedo, C. (2024). POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO SISTEMA ESTADUAL DO PARÁ. Momento - Diálogos Em Educação, 32(03), 272–298. https://doi.org/10.14295/momento.v32i03.14588